Há dias excelentes, memoráveis. Há também os menos bons. Os marcantes. Os decisivos. Este espaço é, apenas, um conjunto de desabafos fruto dos dias que vou percorrendo e da minha (in)sanidade mental. E, tal como eu... tem dias!

Domingo, 24 de Outubro, 2010

Fez ontem, dia 23, trinta anos que morreu o meu avô paterno Francisco. Não me recordo dele, era mesmo muito miúda quando tudo sucedeu - apesar de ter uma memória muito longínqua dessa noite, mas por outros motivos (de estar com os meus primos a tentar dormir e de reparar que os adultos estavam todos estranhos). Dele guardo as memórias que fui ouvindo e, com isso, tento construí-lo no meu imaginário. Morreu com 96 anos (mais coisa menos coisa) e até à véspera nunca tinha dito nada demasiado grave, em termos de saúde. Deixou um legado de filhos e netos (e agora já bisnetos) bastante razoável e uma mulher bastante corajosa (hoje não vou falar da minha avó Tina).

Fez ontem dezasseis anos que morreu o meu (outro) avô, o António. Por diversos motivos que não vale a pena referir agora, foi das ausências que me custou mais aceitar. Morreu com 78, mais coisa menos coisa, e comparado com a mulher (avó Zé), é como se nunca tivesse tido qualquer problema de saúde. Lembro-me muitas vezes dele. Mesmo. E há dias em que as saudades são imensas. Claro que ao fim de todo este tempo, já dizia o Einstein que o tempo é relativo, e depois de tudo o que se tem passado na minha vida, aprendemos a aceitar as coisas da vida de outra forma. Mas as saudades, felizmente, essas ficam. Era muito ligada ao meu avô. Muito. E ainda hoje me lembro de algumas das expressões dele. Recordo as coisas boas, claro - para quê pensar nas outras? - e acabo por sentir um conforto bom.

Quis o "acaso" que os meus dois avôs morressem no mesmo dia, com alguns anos de diferença. Será uma boa altura para os recordar e mandar um grande beijinho.
Apesar de eu ser contra o "comemorar" o dia da morte de alguém - sinto sempre que estamos a enaltecer o dia em que deixou de estar connosco - prefiro sempre recordar as pessoas que me são queridas no dia em que fariam anos (de nascimento). Hoje abri uma excepção.

tags:
publicado por K às 09:37

http://eternosaprendizes.com/wp-content/uploads/2009/02/m42_hallasnr_grande_nebulosa_orion.jpg

Talvez um dia, aqui, onde tudo novamente acontece....

Bj e tudo de bom para si neste resto de Domingo....
O a 24 de Outubro de 2010 às 18:18

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Gosto de...
Dias de Verão: praia, calor. Dias de Inverno: frio e neve. Família. Amizade sincera. Amor. Cantar a plenos pulmões. Dançar até cair para o lado. Boa gargalhada. Fazer tudo e coisa nenhuma. Música. Bom livro. Bom filme. Gelados. Chiquelates. Café. Chá. Dormir. Acordar com vontade de gozar o dia. Conversar horas a fio. Silêncio. Mar. Lua. Estrelas. Guiar sem destino. Viajar. Fotografia. Cheiro a "chuva molhada". Campo. Cidades. Cães. Ar livre. Futebol. Escrever. Pão quentinho com manteiga. Não dar pelo passar do dia. Férias. Trabalho... (nota: ordem aleatória)