Há dias excelentes, memoráveis. Há também os menos bons. Os marcantes. Os decisivos. Este espaço é, apenas, um conjunto de desabafos fruto dos dias que vou percorrendo e da minha (in)sanidade mental. E, tal como eu... tem dias!

Domingo, 11 de Abril, 2010

Num país longe daqui. Numa realidade bastante diferente da nossa. Dá-se, hoje, um passo gigante no caminho da democracia. Pela primeira vez, nos últimos 24 anos, os Sudaneses vão a votos. Aproveitam a leva e cada eleitor terá 8 boletins de voto para preencher - qualquer coisa como, em simultâneo estão a eleger: presidente (1 boletim); "National Parliament" (3 boletins: candidatos nominais, 60% dos lugares; candidatos dos partidos, representam 15% e "lista" das mulheres com 25% dos lugares); depois repete-se os 3 boletins para o "State Parliament" e também para a eleição do "State Governor".
Nem vou começar a dissertar sobre a distribuição dos lugares disponíveis entre "mulheres" e o resto - continua a fazer-me imensa confusão (seja em que país for) que tenha de existir quotas para as mulheres serem representadas em órgãos decisores. Irrita-me mesmo. As pessoas devem ser eleitas e escolhidas pela sua qualidade profissional, não pelo sexo, beleza e afins. Mas, nem vou por aí. Muito menos quando estamos a falar num país com fortíssima influência Muçulmana - sim, o melhor é calar-me já. Agrada-me, contudo, o facto do ratio dos "deputados nominais" ser, claramente, superior ao dos "deputados eleitos pelos partidos". Isso sim, é algo que eu gostaria de ver no meu país. Como, aliás, existe, há muito, noutros países. Deixávamos de ter a "corja" partidária - sim, é politicamente "mais-melhor" correcto dizer-se a máquina partidária - a mandar e desmandar, a impedir o progresso. Que fossem ter as lutinhas (dentro e fora dos partidos) bem longe. Gostava, mesmo. Um dia chegamos lá, espero!
Entretanto, desejo que tudo corra bem (o processo eleitoral) e que seja, o princípio de um novo capítulo na história do Sudão. Como afirmou um amigo que está lá acompanhar todo este processo (e já lá está há um bom par de meses, em missão humanitária) INSHALLAH!

tags:
publicado por K às 10:59

mais sobre mim
Gosto de...
Dias de Verão: praia, calor. Dias de Inverno: frio e neve. Família. Amizade sincera. Amor. Cantar a plenos pulmões. Dançar até cair para o lado. Boa gargalhada. Fazer tudo e coisa nenhuma. Música. Bom livro. Bom filme. Gelados. Chiquelates. Café. Chá. Dormir. Acordar com vontade de gozar o dia. Conversar horas a fio. Silêncio. Mar. Lua. Estrelas. Guiar sem destino. Viajar. Fotografia. Cheiro a "chuva molhada". Campo. Cidades. Cães. Ar livre. Futebol. Escrever. Pão quentinho com manteiga. Não dar pelo passar do dia. Férias. Trabalho... (nota: ordem aleatória)